CECIP MEGAPIXEL

CECIP MEGAPIXEL

domingo, 19 de dezembro de 2010

MOSTRA MEGAPIXEL =)

No último dia 16 de Dezembro, foi realizada pela equipe de facilitadores do projeto CECIP. MEGAPIXEL (Bárbara Morais, Cecília Figueiredo e Jiddu Saldanha), uma espécie de formatura dos jovens que participam do ponto de cultura do CECIP, encerrando o primeiro período de capacitação na área de produção áudio visual.

        Jeffersom Moraes, diretor de Give up exibindo seu cetificado.


Se tratando do evento, não poderia ser diferente, foi organizada uma mostra de vídeos produzidos pelos jovens. A exibição foi feita no espaço cultural Tempo Glauber, em Botafogo, onde são arquivados todos os acervos do cineasta Glauber Rocha.
Lá estavam os coordenadores do espaço que nos ajudaram dando dicas e fazendo criticas construtivas para o incentivo à continuação do trabalho.
Foram pouquíssimos convidados, entre eles Gianne Neves e Luís Carlos que acompanham uma boa parte do grupo há alguns anos, e que sem dúvida se surpreenderam com o resultado dos produtos finais da galera. 
A tarde começou animada, quando foi proposto que fizéssemos uma rodada de mímicas sobre filmes diversos, não faltou foi descontração enquanto esperávamos todos chegarem. Jiddu Saldanha puxou a brincadeira com algumas regras que faziam todos participarem, dando à atividade uma levada bem dinâmica.
Carlos cortez, diretor de Sweet Dreams participando da brincadeira de mímica.

A mostra começou com a exibição de cinefotos e vídeos experimentais, e fizemos ali a primeira parada para discussão, nessa categoria, os coordenadores se surpreenderam com as músicas escolhidas com bom gosto. Logo após passamos pelos cinepoemas, foram exibidos dois, um era uma homenagem a Vinicios de Moraes com Soneto do amor Total, e o outro era uma sequência de imagens que auto- explicavam o poema feito por um dos jovens, chamado Os cinco pilares da aquarela do Brasil.

jovens do projeto e convidados assistindo aos videos



Equipe dos vídeos Sweet dreams e Give up sendo sabatinados e explicando o processo de produção dos vídeos.



O mais aguardado, ainda estava por vir, que eram os cineclip’s foram exibidos três: o primeiro se chamava Cidade Maravilhosa, que era um clip da musica Cidade Maravilhosa com alguns pontos de documentário situado no início e no final do vídeo, o toque sarcástico e humorístico dando ênfase em alguns contrastes sociais chocou quem estava assistindo e abriu uma boa roda de papo.Logo depois foi exibido um clip de Direção de Jefferson Moraes e Maximiliano  que era uma nova versão de Give Up da banda Link Park que deixou uma boa impressão com uma estética de reply ,que causou um efeito de humor embora a música se tratar de um sentimento de raiva. Logo depois foi exibido o clip Sweet Dreams – Imitation cover de Direção de Carlos Cortez e co-direção de Fernada Omena que gerou uma grande série de perguntas pelo fato do vídeo aguçar muita curiosidade principalmente por uma série de tentativas de efeitos especiais, mas que foram bem executadas e não deixou a desejar, e desperta uma vontade de saber como foi o processo de produção que parece ter sido um pouco complicada pra um vídeo com máquina fotogáfica.




Cecília Figuredo e João Rocha fotografando o evento



 Participantes da mostra

O evento foi Encerrado no início da noite com uma pequena confraternização ,mas ao mesmo tempo muito divertida e saudável.

Nos despedimos da produção de vídeos de 2010, para começar a por em prática os planos para 2011!
Assim que virar o ano ainda em Janeiro,
ESTAREMOS DE VOLTA!
                                                                                            
                        fotos: Diogo Pereira
                        Texto:Carlos Cortez




Um comentário:

  1. Foi um dia muito especial onde pudemos perceber como @s jovens do projeto se desenvolveram e estão se aprimorando cada vez mais. Aprendendo a trabalhar e construir colotivamente é um exercício lindo!
    Fico muito feliz por partipar deste processo que é muito motivador!

    Um abraço,
    Bárbara Morais.

    ResponderExcluir